Tocantins
Palmas sedia III Jogos Escolares Indígenas e celebra cultura, esporte e integração entre etnias
Iniciativa integra o Programa de Fortalecimento da Educação Indígena – Seduc/Governo do Tocantins
Iniciativa integra o Programa de Fortalecimento da Educação Indígena – Seduc/Governo do Tocantins
Evento reuniu mais de 360 estudantes-atletas de oito povos indígenas na Praia da Graciosa, promovendo protagonismo e valorização da cultura originária
Pelo terceiro ano consecutivo, Palmas foi palco de um dos eventos mais significativos do calendário esportivo e cultural do Tocantins. Entre os dias 22 e 24 de agosto, a capital recebeu a III edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeitss), reunindo 360 estudantes-atletas de 12 a 17 anos de oito povos indígenas do estado na Praia da Graciosa.
Realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o evento integra o Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (Profe Indígena) e tem como objetivo promover o esporte como ferramenta de integração entre as etnias, além de valorizar as tradições e expressões culturais dos povos originários.
Nesta edição, participaram estudantes das etnias Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela, Xerente e Avá-Canoeiro, representando unidades escolares indígenas de diferentes regiões do estado.
Tradição e resistência em movimento
Durante os três dias de programação, os jovens competiram em modalidades tradicionais e adaptadas às práticas culturais indígenas, como arremesso de lança, arco e flecha, corrida com tora, corrida de varinha (revezamento 4x100m), luta corporal e cabo de guerra, além de provas como corrida de resistência, natação, corrida de 100 metros rasos e futebol society.
A cerimônia de premiação foi realizada neste domingo, 24, marcando o encerramento da competição com um clima de festa, reconhecimento e celebração coletiva.
Para o superintendente de Desporto Escolar da Seduc, Athus Oliveira, o evento superou as expectativas.
“Chegamos ao final dessa edição que foi uma celebração de cultura e esporte, e o sentimento é de dever cumprido. Foram três dias de competição, tivemos uma abertura emocionante e momentos de confraternização e superação entre os estudantes das oito etnias”, afirmou.
Já o diretor de Educação dos Povos Originários da Seduc, Amaré Gonçalves Brito, destacou a importância dos Jeitss como espaço de valorização cultural e aproximação com a sociedade.
“É uma forma de aproximar e interagir as etnias, até mesmo com não indígenas, que acompanham os jogos e aprendem mais sobre a cultura dos povos. O Jeitss é um dos maiores eventos voltados aos povos indígenas do estado, e seu sucesso cresce a cada edição”, pontuou.
Destaques da competição
Entre os destaques, o time masculino do Cemix Warã, do município de Tocantínia, foi campeão na modalidade futebol society. O estudante Alex Xerente celebrou a conquista e a experiência.
“Já é a terceira vez que participamos, e é sempre uma felicidade estar aqui. É uma experiência muito boa, porque podemos nos integrar com outras etnias e representar a nossa”, disse.
No feminino, a equipe da Escola Estadual Indígena Hery Hawa, de Lagoa da Confusão, garantiu o segundo lugar. Para a estudante Ana Cassia Kurahanawi Karajá, a participação já foi uma grande conquista.
“Estamos muito felizes por ter chegado até aqui. Todo o esforço valeu a pena. Treinamos bastante e demos o nosso melhor”, comemorou.
Valorização da cultura e do protagonismo indígena
Mais do que competição, os Jogos Escolares Indígenas representam um espaço de resistência, afirmação cultural e incentivo à permanência dos jovens indígenas na escola. A iniciativa também fortalece a identidade étnica e o protagonismo estudantil, criando pontes entre tradição e contemporaneidade.
O sucesso da terceira edição dos Jeitss reforça o compromisso do Tocantins com a educação indígena e projeta novos horizontes para o fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários
Palmas
Guarda Metropolitana Ambiental remove colméia de abelhas em residência na zona rural de Palmas
Enxame foi transferido para área de mata, garantindo a preservação das abelhas e a segurança dos moradores
Enxame de abelhas estava alojado numa residência na zona rural de Palmas – Foto: Natanael Thiago da Costa
A Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas realizou, na manhã desta sexta-feira, 27, a retirada de uma colméia de abelhas que estava alojada na cumeeira de uma residência localizada na região do Machado, zona rural da capital, no sentido de Aparecida do Rio Negro.
A retirada do enxame foi feita por um guarda ambiental que utilizou um macacão apropriado, equipamento de Proteção Individual (EPI) para evitar picadas. O agente realizou a retirada do mel e da colméia com segurança.
A Guarda Ambiental reforça que, em casos de presença de colméias ou enxames próximos a residências, a população não deve tentar a remoção por conta própria. O atendimento pode ser solicitado por meio do telefone 153, canal direto com a corporação.
URGENTE
Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis; motorista morre e outros ficam feridos
Veículo com quase 50 passageiros apresentou falha nos freios ao acessar a balsa na madrugada deste domingo
Foto: Divulgação
Na madrugada deste domingo, 26, por volta de 00h20, equipes da Polícia Militar foram acionadas para atender a um sinistro de trânsito ocorrido na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, região da beira-rio, em Tocantinópolis.
Segundo informações apuradas no local, um ônibus de turismo que transportava aproximadamente 48 passageiros e dois motoristas, ao acessar a balsa, apresentou falha no sistema de freios, rompeu a grade de proteção e caiu no Rio Tocantins.
Durante a ocorrência, os militares constataram que:
- Um dos motoristas, um homem de 25 anos, que estava dormindo no bagageiro no momento do acidente, ficou preso no interior do veículo submerso.
- O segundo motorista, de 26 anos, conseguiu escapar pelas janelas, apresentando lesões leves.
- Dois passageiros, sendo um homem de 31 anos e uma criança de 7 anos, também sofreram ferimentos leves.
Os demais ocupantes conseguiram sair do veículo com o auxílio de barqueiros e funcionários da empresa que operava a balsa.
As equipes da Polícia Militar isolaram a área, prestaram apoio às vítimas e acionaram o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil e a perícia técnica para os procedimentos cabíveis.
O veículo envolvido permanece parcialmente submerso, aguardando a operação de retirada.
Neste momento, equipes do Corpo de Bombeiros Militar estão no local e coordenam, com o apoio de uma empresa privada, a operação para a retirada das bagagens dos passageiros de dentro do veículo.
A Polícia Militar também apurou que o gerente da empresa de transporte já iniciou tratativas para providenciar um guincho para a remoção do ônibus, que permanece parcialmente submerso no Rio Tocantins.
A balsa envolvida no incidente encontra-se parada no lado maranhense (Porto Franco) para a realização dos procedimentos periciais e cumprimento de protocolos da Marinha.
A travessia entre os dois estados segue fluindo normalmente, sendo operada por outras duas balsas.
Polícia
Operação Faroeste: Polícia Civil apreende dois adolescentes por homicídio qualificado em Taguatinga
Menores são apontados como responsáveis por participação em crime ocorrido em setembro; ação também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão
A operação também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados a outros suspeitos. – Foto: Divulgação PCTO
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 103ª Delegacia de Polícia de Taguatinga, deflagrou na manhã desta sexta-feira, 24, a Operação Faroeste, que resultou na apreensão de dois adolescentes, de 17 e 15 anos, pela prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado. A ação contou com o apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e faz parte das investigações que apuram o assassinato de um homem de 42 anos, ocorrido no dia 27 de setembro deste ano.
De acordo com as investigações, a vítima foi cercada em via pública por quatro indivíduos, dois adolescentes e dois adultos, e atacada com 12 golpes de faca no pescoço. A brutalidade do crime e a ausência de qualquer possibilidade de defesa por parte da vítima configuram o agravante da impossibilidade de reação. Um dos autores já se encontra preso.
A operação também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados a outros suspeitos. Um dos investigados permanece foragido, e as diligências seguem em andamento com o objetivo de localizá-lo e garantir a responsabilização de todos os envolvidos.
O delegado Lucas Rodrigues, responsável pelas investigações, destacou a importância da ação e o empenho das equipes envolvidas.“A Operação Faroeste representa um passo decisivo para a elucidação de um crime de extrema gravidade, que chocou a população local. Um dos adolescentes apreendidos já possui histórico de envolvimento em ato infracional análogo ao crime de homicídio, o que demonstra a necessidade de medidas socioeducativas firmes”, afirmou o delegado.
Operação Faroeste
A Operação Faroeste é fruto de um trabalho minucioso de investigação policial, que envolveu coleta de provas, depoimentos e análise de imagens de câmeras de segurança. O nome da operação faz referência ao cenário de violência e brutalidade com que o crime foi praticado, remetendo à ideia de um “velho oeste” sem lei, realidade que a Polícia Civil trabalha incessantemente para combater.
-
Palmas2 meses ago“Faça uma Criança Feliz”: Projeto transforma o Dia das Crianças na Capadócia com solidariedade e amor
-
Brasil1 mês agoAdvogado explica quais os cuidados fundamentais para não perder sua terra para a União
-
Brasil1 mês agoBrasileirão em chamas: Fla tropeça, Grêmio reage com virada épica e Santos vence clássico paulista
-
Economia1 mês agoTrabalho por aplicativos cresce 170% em 10 anos e muda cenário do mercado no Brasil
-
Palmas1 mês agoEvento de adoção em Palmas oferece cães e gatos resgatados neste sábado no Capim Dourado Shopping
-
ESPORTE1 mês agoPalmas recebe etapa do Rally dos Sertões e movimenta economia com programação cultural e esportiva
-
FUTEBOL3 semanas agoBrasil dá show e goleia a Coreia do Sul por 5 a 0 em amistoso em Seul
-
ESPORTE1 mês agoEm jogo tenso, Palmeiras vira sobre o River e avança na Libertadores
-
Brasil1 mês agoMEC divulga edital para oferta de vagas remanescentes do Fies no 2º semestre de 2025
-
Polícia2 semanas agoPRF apreende 42,27 m³ de estacas de madeira irregular em Dueré/TO

