Palmas
Jovem morre em grave acidente de moto na 305 Norte, em Palmas
Testemunhas relataram que ele tentou desviar de um carro antes de atingir uma árvore. SAMU confirmou o óbito no local/ Foto: Arquivo pessoal/Redes Sociais.
Um grave acidente registrado na noite desta quarta-feira (10), na quadra 305 Norte, em Palmas, resultou na morte de um motociclista jovem, identificado como Matheus Galvão, estudante de Educação Física.
De acordo com informações preliminares repassadas pela Polícia Militar, o motociclista teria perdido o controle da direção após tentar desviar de um veículo. Ele acabou colidindo violentamente contra uma árvore na lateral da pista.
Acidente foi fatal
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e chegaram rapidamente ao local. No entanto, infelizmente, o óbito foi constatado ainda na cena do acidente, sem possibilidade de atendimento hospitalar.
Área isolada e periciada
A região foi isolada para o trabalho da Polícia Científica, que realizou a perícia técnica do local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames necessários antes da liberação à família.
Trânsito seguro é responsabilidade de todos
A tragédia reacende o alerta para os cuidados no trânsito, tanto para motociclistas quanto para motoristas de veículos. Palmas tem registrado diversos acidentes nos últimos meses, e a atenção redobrada é fundamental para evitar perdas como essa.
Palmas
Guarda Metropolitana Ambiental remove colméia de abelhas em residência na zona rural de Palmas
Enxame foi transferido para área de mata, garantindo a preservação das abelhas e a segurança dos moradores
Enxame de abelhas estava alojado numa residência na zona rural de Palmas – Foto: Natanael Thiago da Costa
A Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas realizou, na manhã desta sexta-feira, 27, a retirada de uma colméia de abelhas que estava alojada na cumeeira de uma residência localizada na região do Machado, zona rural da capital, no sentido de Aparecida do Rio Negro.
A retirada do enxame foi feita por um guarda ambiental que utilizou um macacão apropriado, equipamento de Proteção Individual (EPI) para evitar picadas. O agente realizou a retirada do mel e da colméia com segurança.
A Guarda Ambiental reforça que, em casos de presença de colméias ou enxames próximos a residências, a população não deve tentar a remoção por conta própria. O atendimento pode ser solicitado por meio do telefone 153, canal direto com a corporação.
Polícia
Polícia Civil cumpre mandados e prende homem por tráfico em Palmas
Investigado foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse de munição.
– Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins
Na manhã desta quinta-feira, 16, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (DENARC – Palmas), com apoio operacional do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), deflagrou uma operação para dar cumprimento a dois mandados de busca e apreensão relacionados a um investigado por tráfico de drogas na Capital.
As ações ocorreram em dois endereços, uma quitinete localizada na Quadra 1206 Sul e um apartamento em um condomínio na Quadra 1306 Sul. No primeiro imóvel, onde o investigado A.R.F., de 23 anos, se encontrava com sua namorada M.E.R.P., de 18 anos, os policiais localizaram diversas porções de maconha embaladas e prontas para comercialização, totalizando cerca de 37,5 gramas da droga, além de aparelhos celulares.
Já no apartamento situado no condomínio, onde reside a mãe do investigado, foram encontradas duas porções maiores de maconha, pesando aproximadamente 262 gramas, além de uma balança de precisão e uma munição calibre .38.
O delegado responsável pela operação, Thyago Bustorff, explicou que o alvo vinha sendo monitorado. “Ele já era alvo de apurações pela Denarc em razão de indícios de envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Durante as buscas, conseguimos apreender drogas em diferentes locais, o que indica uma estrutura voltada para a preparação e distribuição de substâncias ilícitas”, destacou o delegado.
A.R.F. foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse de munição, e encaminhado à Unidade Prisional de Palmas, onde permanecerá à disposição da Justiça. Sua namorada, M.E.R.P., foi ouvida e liberada em seguida.
Saúde e bem-estar
Saúde de Palmas reforça alerta sobre cuidados e vacinação contra a raiva em Palmas
População deve manter a imunização anual de cães e gatos e procurar atendimento médico em casos de contato com animais suspeitos
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) faz alerta para a população sobre os cuidados necessários para a prevenção da raiva, uma doença grave que pode afetar humanos e animais mamíferos. A principal forma de evitar a transmissão é por meio da vacinação anual de cães e gatos a partir dos três meses de vida. A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) é ponto fixo para administração da vacina, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, sem necessidade de agendamentos.
Além disso, a população deve estar atenta a situações de risco envolvendo mordidas, arranhões ou contato com a saliva de animais. Segundo a médica veterinária da Semus, Ana Clara Pinow, sempre que isso acontecer é fundamental lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar atendimento médico o mais rápido possível. “A lavagem imediata ajuda a reduzir o risco de infecção, mas o acompanhamento médico é indispensável para a avaliação da necessidade de iniciar o tratamento preventivo contra a raiva”, explica.
O tratamento pós-exposição é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consiste na aplicação de vacina antirrábica e, em alguns casos, do soro antirrábico, conforme a gravidade do ferimento e o tipo de exposição. O atendimento médico é essencial para determinar o esquema adequado de prevenção e garantir que o tratamento seja iniciado dentro do prazo ideal.
Contato
A Semus orienta ainda que, caso um morcego entre em casa, a pessoa não deve tocar no animal. É necessário isolar o ambiente, afastar crianças e animais domésticos e entrar em contato com a UVCZ pelo telefone (63) 3212-7918, para que a equipe especializada realize a captura segura e o encaminhamento adequado do animal.
-
Palmas2 meses ago“Faça uma Criança Feliz”: Projeto transforma o Dia das Crianças na Capadócia com solidariedade e amor
-
Brasil1 mês agoAdvogado explica quais os cuidados fundamentais para não perder sua terra para a União
-
Economia1 mês agoTrabalho por aplicativos cresce 170% em 10 anos e muda cenário do mercado no Brasil
-
Brasil1 mês agoBrasileirão em chamas: Fla tropeça, Grêmio reage com virada épica e Santos vence clássico paulista
-
Palmas1 mês agoEvento de adoção em Palmas oferece cães e gatos resgatados neste sábado no Capim Dourado Shopping
-
ESPORTE1 mês agoPalmas recebe etapa do Rally dos Sertões e movimenta economia com programação cultural e esportiva
-
Brasil1 mês agoMEC divulga edital para oferta de vagas remanescentes do Fies no 2º semestre de 2025
-
ESPORTE1 mês agoEm jogo tenso, Palmeiras vira sobre o River e avança na Libertadores
-
Polícia2 semanas agoPRF apreende 42,27 m³ de estacas de madeira irregular em Dueré/TO
-
FUTEBOL2 semanas agoBrasil dá show e goleia a Coreia do Sul por 5 a 0 em amistoso em Seul

