21°C 36°C
Palmas, TO
Publicidade

Olímpiadas de Inverno Milão-Cortina 2026: Brasil conquista a primeira medalha da história nos Jogos de Inverno

Esquiador faz história na competição ao ganhar o ouro em cima dos suíços

14/02/2026 às 12h20
Por: Arthur R. Silva
Compartilhe:
Imagem: Dustin Satloff/Getty Images
Imagem: Dustin Satloff/Getty Images

Neste sábado, 14, o Brasil faz história e conquista sua primeira medalha olímpica nos Jogos de Inverno com Lucas Pinheiro Braathen na modalidade de esqui alpino - slalom gigante. Com uma somatória de 2 minutos e 25 segundos nas duas descidas, o esquiador brasileiro superou os suíços Marco Odermatt (2min25s58) e Loic Meillard (2min26s17), ganhando assim o primeiro lugar no pódio.

Em entrevista ao SporTV, Lucas declarou o valor simbólico que esse título traz. “Isso pode ser uma fonte de inspiração para crianças da próxima geração, nada é impossível, não importa de onde você seja, suas roupas, cor da pele, o que importa é o que está aqui dentro”, afirma.

Além do feito inédito, o Brasil também se torna o único país da América do Sul a ganhar uma medalha na competição. O melhor resultado até então do país tinha sido a 9ª colocação de Isabel Clark no snowboard cross, nos Jogos de Turim em 2006.

Mesmo após fazer história, Lucas volta a competir no slalom na próxima segunda-feira, 16, às 6h00 e 9h30, em busca de mais uma medalha olímpica. A disputa será transmitida pelo SporTV2 na TV fechada e gratuitamente pela CazéTV no Youtube.

Os Jogos de Inverno continuam até o dia 22 de fevereiro.

Conheça mais sobre Lucas Pinheiro Braathen

Nascido na capital da Noruega, Oslo, com pai norueguês e mãe brasileira, Lucas inicialmente sonhava em se tornar jogador de futebol. Sendo fã de Ronaldinho Gaúcho, tentou seguir o sonho participando de escolinhas de futebol, porém os períodos rigorosos de inverno faziam com que a prática do esporte fosse interrompida por meses.

Assim, mesmo a contragosto e com o incentivo do pai, começou a praticar o esqui alpino aos 9 anos. E com o tempo e prática, foi melhorando na modalidade e resolveu continuar. Até o ano de 2023 competia pela Noruega, mas devido a desavenças com a delegação norueguesa, decidiu se aposentar aos 23 anos em outubro do mesmo ano, surpreendendo muitas pessoas na época.

Logo no ano seguinte, retornou da aposentadoria representando o Brasil após conseguir a cidadania brasileira, competindo sua primeira corrida pela Copa do Mundo de Esqui Alpino em 27 de outubro de 2024. Posteriormente, foi convocado como parte da delegação para os Jogos de Inverno e selecionado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), junto da atleta Nicole Silveira, como porta-bandeira na cerimônia de abertura das Olímpiadas de Inverno Milão-Cortina 2026.

Imagem: John Locher/AP

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Samira BechHá 4 meses Conceição do Araguaia -PAFoi emocionante!
Mostrar mais comentários
Palmas, TO
33°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

31° Sensação
1.56km/h Vento
23% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h29 Nascer do sol
18h01 Pôr do sol
Qua 36° 21°
Qui 36° 22°
Sex 36° 21°
Sáb 34° 24°
Dom 35° 27°
Atualizado às 17h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,76%
Euro
R$ 5,89 +0,36%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,584,40 -2,85%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade