
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Central de Atendimento à Mulher (CAM 24h), resgatou na madrugada desta quinta-feira, 20, uma mulher e o filho dela que estavam sendo mantidos em cárcere privado, em Palmas. O suspeito, identificado pelas iniciais N.J.A.C., de 27 anos, foi preso em flagrante no local.
O caso começou a ser acompanhado pela equipe plantonista no dia 19 de novembro, após familiares da vítima, residentes em Goiás, relatarem que não conseguiam contato com ela desde 26 de outubro. Nas raras vezes em que conseguiram se comunicar, perceberam sinais de medo, comportamento controlado e forte influência do companheiro.
Diante da gravidade das informações, a equipe da CAM iniciou diligências imediatas e localizou a residência onde a mulher estava. No imóvel, os policiais encontraram a vítima muito abalada e visivelmente assustada. Um facão foi apreendido durante os procedimentos.
Segundo depoimento da vítima, o relacionamento com o suspeito iniciou em julho deste ano, mas logo evoluiu para episódios de violência física e psicológica, que se agravavam quando o homem consumia bebidas alcoólicas. Ela relatou situações de agressões ocorridas tanto em Gurupi quanto em Palmas, incluindo momento em que o suspeito teria encostado um facão em seu peito.
A equipe também constatou uma lesão no ombro da mulher, compatível com ferimento causado por arma branca. O celular da vítima estava danificado, o que dificultava qualquer pedido de ajuda.
Mesmo sob vigilância constante, ela conseguiu enviar mensagens de texto aos familiares afirmando que estava em cárcere privado, mas dizia não saber o endereço exato porque o suspeito havia removido os serviços de localização do telefone. A identificação do local só foi possível após ela obter acesso à senha do celular do homem sob pretexto de atender uma ligação.
O suspeito negou as acusações de cárcere e agressão, alegando sofrer de depressão e afirmando que teria ajudado a vítima a retomar contato com a família. Ele possui registro anterior de acidente de trânsito envolvendo consumo de álcool.
De acordo com o delegado plantonista, Vinícius Mendes de Oliveira, os elementos colhidos pela equipe evidenciam a gravidade da situação. “A pronta comunicação da família e a ação imediata dos policiais permitiram interromper um ciclo de violência, resgatando mãe e filho com segurança e reforçando o compromisso da Polícia Civil na proteção de vítimas em situação de vulnerabilidade”, ressaltou.
Após o flagrante, o homem foi encaminhado à Unidade Prisional de Palmas, onde permanece à disposição da Justiça. A vítima solicitou medidas protetivas de urgência, que foram encaminhadas para análise do Poder Judiciário.
Mín. 22° Máx. 30°