
“Raízes de Concreto” é uma produção independente dirigida pelo engenheiro e artista Jair Brito. O curta-metragem mergulha em sua trajetória enquanto atuava na linha de frente da construção de obras emblemáticas para a construção de Palmas, como o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o Hospital Geral de Palmas (HGP) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Diferente das narrativas oficiais que priorizam as figuras públicas, o filme dá destaque aos operários e pioneiros.
Com o objetivo de ampliar o alcance da obra e democratizar o acesso à memória histórica da Capital, o documentário Raízes de Concreto está disponível na plataforma YouTube.
A disponibilização digital da produção, dirigida por Jair Brito, deve permitir que o público em geral conheça, de forma gratuita, os relatos dos operários e pioneiros que edificaram monumentos como o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
Memória e Identidade
A narrativa é construída por meio de depoimentos de personagens como Juscelino Carvalho, Evaldo Alves e José Tenison, cujos relatos conectam o passado de poeira e tratores à realidade urbana da última capital planejada do século XX. O documentário também utiliza um vasto acervo fotográfico realizado por Jair Brito durante o período de construção das edificações.
A estética das obras, como os arcos e tijolos aparentes do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, que remetem às ruínas da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, é apresentada não apenas como engenharia, mas como arte feita pelas mãos de operários anônimos. No documentário, histórias como a de Denis ilustram o legado de oportunidades e o lado humano do pioneirismo tocantinense.
Ficha Técnica
A produção conta com roteiro e narração de Mariana Teodoro, edição e cinegrafia de Victor Emmanuel e assistência de produção de Péricles Teodoro.
Mín. 21° Máx. 23°