
Jhony Pinho/Staff Images/CBF
A Seleção Brasileira Sub-15 já está em Palmas, onde permanece até o próximo dia 22 de setembro para um período de treinos no Centro de Desenvolvimento do Futebol da CBF, recém-inaugurado na capital. O trabalho faz parte da preparação da equipe para a Conmebol Liga Evolución, competição que será realizada no Paraguai, entre os dias 24 de setembro e 6 de outubro.
Como parte da agenda na cidade, o time canarinho disputa neste sábado (13/09), às 18h, um amistoso contra a Seleção de Ouro da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), no Estádio Nilton Santos. A entrada será solidária: cada torcedor deverá levar três quilos de alimentos não perecíveis.
A equipe tocantinense reúne 40 jogadores pré-convocados de clubes locais, como Flapalmas, Batalhão, Gurupi, Castelo, Colinas, CFA Palmas e Nação Rap.
Para o presidente da Fundação de Esportes de Palmas, Lécio Guimarães, receber a base da Seleção Brasileira é um marco.
“É a primeira vez que Palmas e o Tocantins têm a oportunidade de receber uma Seleção Brasileira fazendo toda a preparação para uma competição oficial. Será uma oportunidade para os nossos atletas estarem competindo, jogando com o que há de melhor na categoria, e aprender como é o trabalho de preparação de uma seleção, podendo adaptar esse aprendizado para o nosso contexto”, destacou.
O presidente da FTF, Leomar Quintanilha, também ressaltou a importância da presença da equipe no Estado.
“É muito importante recebermos uma Seleção Brasileira aqui no Tocantins. Isso valoriza o nosso futebol e fortalece o trabalho que vem sendo feito com as categorias de base.”
O local de preparação foi escolhido por contar com gramado sintético, o mesmo tipo de piso em que os jogos da competição serão disputados, no Centro de Treinamento CARDIF, em Assunção. Além do amistoso contra a equipe tocantinense, no dia 20 de setembro o Brasil enfrentará a equipe sub-15 do Goiás, também em Palmas.
Na Conmebol Liga Evolución, o Brasil estreia em 26 de setembro, contra o Peru. Depois, encara o Equador (28/09), a Colômbia (02/10) e a Venezuela (04/10), pela fase de grupos.
Mín. 20° Máx. 31°