
Foto: Divulgação
O governador em exercício Laurez Moreira inaugura nesta terça-feira (7), a partir das 8h, o primeiro Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA) do Tocantins.
A unidade foi idealizada pelo governador afastado Wanderlei Barbosa e pelo deputado estadual Léo Barbosa, e representa um marco na política pública de inclusão e atenção à pessoa com autismo no estado.
Com investimento inicial de R$ 13 milhões, o centro foi concebido para oferecer diagnóstico, tratamento e acompanhamento integral a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover formação continuada de profissionais das áreas da saúde e educação.
Desde 2022, o deputado Léo Barbosa articulava a criação do CETEA, realizando visitas técnicas a unidades do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em Belém (PA) — referência na gestão de hospitais e acolhimento de pessoas com TEA.
A criação do centro foi autorizada por Wanderlei Barbosa em 12 de dezembro de 2024, em reunião no Palácio Araguaia, com participação de técnicos do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), do Pará, e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O CIIR, administrado pelo INDSH, serviu como base técnica e administrativa para o modelo tocantinense.
O CETEA funcionará em Palmas, com atendimento multidisciplinar realizado por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e educadores especializados.
A proposta é também descentralizar os serviços, levando ações de triagem e acompanhamento a outras regiões do estado.
Em junho de 2025, durante missão oficial a Israel, o governador Wanderlei Barbosa e a primeira-dama Karynne Sotero visitaram o Instituto Shalva, referência mundial em inclusão e reabilitação de pessoas com deficiência.
A visita contribuiu para incorporar novas metodologias e práticas de atendimento ao projeto tocantinense, ampliando o escopo de atuação do CETEA.
Mín. 20° Máx. 31°