
Em Palmas, no dia 14 de março, ocorrerá a 1ª Corrida TerapMoviment, um evento que visa promover a saúde, inclusão e integração social para jovens neurodivergentes, por meio de uma experiência esportiva inclusiva. O local da ação será na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na pista de atletismo do câmpus, às 7h30 da manhã.
A corrida é idealizada pelo consultório da TerapMoviment e faz parte do seu planejamento de atividades externas para este ano. Para a gestora da clínica, Marina Vila Real, o principal desafio de estruturar uma ação dessa está em respeitar as particularidades sensoriais, emocionais e comportamentais para o público alvo.
“Isso exige planejamento detalhado, organização do ambiente, previsibilidade, suporte profissional durante toda a atividade e envolvimento das famílias. Também envolve garantir segurança, percurso adequado e estrutura de apoio, para que a inclusão aconteça de forma verdadeira e responsável”, explica.
A expectativa do evento é de fortalecer a autoestima dos participantes, ampliar a conscientização social, além de se tornar um marco para a inclusão na capital tocantinense. Assim, com benefícios não apenas físicos, como também no revigoramento emocional, autoconfiança, autonomia e senso de pertencimento.
Outro fato importante é que a ação passa a ser um momento significativo para os pais, que enfrentam desafios diários acompanhando seus filhos. E mesmo não tendo a intenção de ser um grande evento anual para buscar visibilidade, a clínica busca seguir com a metodologia de atividades externas para seus aprendizes.
Mas ainda de acordo com Marina, dependendo da repercussão que a corrida causar, a gestora deixa em aberto a possibilidade de mais edições. “Se o evento gerar impacto positivo e fizer sentido continuar, certamente poderá se fortalecer ao longo dos anos, mas a nossa prioridade é manter a essência de uma ação com propósito terapêutico e social, e não apenas um evento de visibilidade”, finaliza.
Sobre a 1ª Corrida TerapMoviment
A corrida é voltada para crianças e adolescentes com neurodivergência, os seus familiares e à comunidade em geral, com foco especial em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Prova de 1km: Na pista de atletismo da UFT (respeitando as particularidades e o ritmo de cada aprendiz) para os jovens, pais e profissionais.
Prova de 5km: Para as pessoas em geral, que será no percurso do anel interno da faculdade, fora da pista, realizando aproximadamente duas voltas e finalizando com uma volta na pista após a conclusão da prova das crianças.
Os kits para o evento serão entregues dois dias antes da data da realização da corrida na própria clínica (208 Sul, Alameda 01, Lote 42). Todos os participantes neurodivergentes vão ganhar medalhas e para os da categoria masculina e feminina da comunidade geral também haverá prêmios em medalhas.
A estrutura do evento contará com:
• Tendas e estrutura física;
• Pontos de hidratação;
• Mesa de frutas para reposição energética;
• Atendimento com profissionais de fisioterapia e massagens específicas;
• Staff de apoio;
• Segurança e apoio do Corpo de Bombeiros;
• Banheiros químicos;
• Pódio, locução oficial e espaço para patrocinadores.
Para quem tiver interesse, as inscrições estão abertas no site atletis.com.br e seguirão até atingir o número limite de 300 participantes. Os valores para pais e filhos é de R$ 120 e individual R$ 80.
Mín. 22° Máx. 32°