
Capacitações gratuitas integram o projeto "Mãos que Criam" e oferecem financiamento para quem abrir o próprio negócio/ Foto: Divulgação
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) e da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), está oferecendo cursos profissionalizantes na área da beleza em Palmas. As capacitações são parte do projeto Mãos que Criam e terão início na terça-feira, 26, com aulas das 8h às 12h, se estendendo até a segunda-feira, 1º de setembro.
Os cursos abrangem as áreas de maquiagem, design de sobrancelhas, corte e escova, tranças e penteados, e serão realizados na sede do projeto, localizada na Quadra 305 Norte, na Capital. Com a conclusão das formações, os participantes receberão certificados que garantem o direito de solicitar um financiamento na Agência de Fomento do Estado para investir em seu próprio negócio, como destacou a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
"A qualificação abre portas para quem deseja iniciar um novo ciclo profissional, e com o apoio da Agência de Fomento, muitos poderão transformar esses conhecimentos em empreendimentos próprios", afirmou Karynne Sotero.
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Valderez Castelo Branco, também reforçou a relevância da ação. "O Mãos que Criam pode mudar a vida de muitas pessoas, oferecendo qualificação que não só garante emprego, mas também possibilita a abertura de pequenos negócios e a geração de renda", afirmou Valderez.
Ainda há vagas disponíveis para os cursos, e os interessados podem se inscrever pelo telefone (63) 3027-1845 ou comparecer diretamente à sede do projeto, na Quadra 305 Norte, ao lado do Colégio Castro Alves, conforme informou a coordenadora do Mãos que Criam, Ruth Brunes.
O Mãos que Criam faz parte da Rede Cuidar, uma estrutura coordenada pela Seps que organiza e potencializa as ações sociais do Governo do Tocantins, oferecendo suporte a programas que visam à proteção social, à geração de renda e ao fortalecimento de vínculos comunitários. O projeto também é um importante incentivo ao empreendedorismo feminino e à economia solidária, promovendo a capacitação de mulheres, especialmente artesãs e costureiras, para o fortalecimento da autonomia financeira e a valorização dos saberes populares.
"Essa integração da Rede Cuidar é fundamental para que possamos transformar realidades e ampliar oportunidades, especialmente para aqueles que mais precisam", comentou Karynne Sotero.
O polo-sede do Mãos que Criam, localizado na região norte de Palmas, já capacitou cerca de 120 pessoas em cursos como panificação artesanal, cabeleireiro, design de sobrancelhas, tranças, penteados e maquiagem, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A proposta é que o polo funcione como um centro permanente de capacitação, enquanto o modelo itinerante do projeto busca ampliar seu alcance para outros municípios tocantinenses.
Um dos grandes diferenciais do Mãos que Criam é a parceria com a Agência de Fomento do Tocantins, que oferece linhas de crédito com condições facilitadas para os alunos que concluírem os cursos com aproveitamento. Esse suporte visa transformar as capacitações em oportunidades reais de geração de renda, especialmente para o público feminino, com apoio ao empreendedorismo.
Mín. 22° Máx. 30°