
Um homem identificado como Marcelo Coelho Lemos, de 61 anos, morreu na tarde de sábado (31) após ser atingido por um raio em uma propriedade rural próxima ao povoado de Bonfinópolis, na zona rural de Rio Sono, na região central do Tocantins.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Rio Negro, Marcelo estava abrindo a cancela da chácara quando foi surpreendido pela descarga elétrica. Ele foi rapidamente socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Aparecida do Rio Negro, mas chegou à unidade de saúde sem sinais vitais.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou o caso e informou que o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo e seguir com os procedimentos legais. Autoridades ainda não divulgaram mais detalhes sobre o incidente.
Como se proteger de raios
O Tocantins está entre os estados com maior incidência de raios no país. Segundo dados da Energisa, entre janeiro e dezembro de 2025, foram registradas mais de 5 milhões de descargas atmosféricas do tipo nuvem-solo, que atingem diretamente a superfície terrestre no estado.
Veja dicas de segurança durante chuvas e tempestades:
Não se abrigue debaixo de árvores;
Evite permanecer em rios, lagos ou piscinas durante tempestades;
Procure abrigo em locais seguros, como casas ou veículos; feche portas, janelas e vidros;
Caso não encontre abrigo, evite se movimentar e permaneça agachado, se possível;
Afaste-se de cercas, alambrados, estruturas metálicas e redes telefônicas ou elétricas;
Não utilize chuveiro elétrico durante tempestades;
Mantenha eletrodomésticos desligados das tomadas;
Não use o celular enquanto estiver carregando;
Sempre que possível, providencie o aterramento da rede elétrica do imóvel;
Não toque em fios caídos nem em objetos que possam estar em contato com a rede;
Evite estruturas armadas, como tendas e barracas, que podem se soltar e atingir cabos da rede, causando interrupções ou acidentes.
Mín. 21° Máx. 23°