Moradores relatam mais de 20 dias sem fornecimento regular; concessionária afirma que ainda não foi notificada da penalidade- Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas
A BRK Ambiental foi multada em R$ 195.888,00 pela Prefeitura de Palmas devido a falhas no abastecimento de água em bairros da região norte da capital. A decisão partiu da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), que classificou a situação como de caráter “crítico”. A concessionária terá 15 dias, a partir da notificação, para apresentar defesa.
De acordo com a gestão municipal, moradores dos bairros Sonho Meu, Cardeal, Aconchego, São Francisco, Mariana, Jaú 4ª Etapa, Mirante e Village Park afirmaram estar há mais de 20 dias enfrentando desabastecimento.
O presidente da ARP, Marcelo Walace, explicou que a falta de água provocou protestos, inclusive com bloqueio de vias.
“A ARP classifica a situação como de dimensão crítica, incompatível com a natureza essencial e contínua do serviço de abastecimento”, afirmou.
A penalidade foi enquadrada como infração gravíssima, já que descumpre a obrigação de prestar o serviço de forma ininterrupta.
Em nota, a BRK informou que ainda não foi oficialmente notificada sobre a multa. A empresa explicou que um vazamento em uma rede na Avenida NS-15, na quadra ARNE 74, foi identificado no último dia 20 de setembro e teria comprometido o sistema de distribuição da região.
Segundo a concessionária, os reparos foram feitos no mesmo dia, mas a retomada completa do fornecimento foi prejudicada por uma área de ocupação irregular localizada em ponto mais baixo do setor, o que teria dificultado o abastecimento das áreas regulares em regiões mais altas.
A BRK declarou que continua realizando avaliações técnicas para monitorar o sistema e evitar novas instabilidades.
Mín. 20° Máx. 31°