
Mayara Abreu, Felipe Barbosa e Marqueane Pereira celebram a conquista pelos trabalhos desenvolvidos (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)
Pelo segundo ano consecutivo, servidoras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) ocuparam o pódio na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O evento aconteceu na noite dessa segunda-feira, 6, em Palmas e premiou reportagens da jornalista Mayara Abreu e da publicitária Marqueane Pereira, com o primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria Jornalismo em Áudio. Ambas as reportagens foram editadas pelo produtor de áudio da Unitins, Felipe Barbosa, e veiculadas no programa “A hora da Notícia”, da rádio Unitins FM.
A diretora de TV e Rádio da Unitins, Carlla Morena, comemorou a notícia orgulhosa do trabalho desenvolvido pelas servidoras. “É com muito orgulho e alegria que contemplamos mais essa vitória da equipe da Unitins FM que, pelo segundo ano consecutivo, é premiada na categoria. Este ano, com a primeira e segunda colocação, temos a certeza e o reconhecimento de que estamos no caminho certo, cumprindo a missão de informar, de contar histórias inspiradoras e de fazer a diferença na vida dos tocantinenses. Os nossos jornalistas estão entre os melhores do Tocantins, entre os mais competentes, e merecem os parabéns pela conquista. Parte dessa vitória é também da Unitins e da gestão do reitor Augusto Rezende e da vice-reitora Darlene Teixeira Castro, que incentivam, valorizam e dão aos servidores a estrutura necessária para que esse trabalho seja realizado todos os dias”, ressaltou.
Empreendedoras em destaque
Com temáticas voltadas ao empreendedorismo feminino, as duas reportagens destacaram a trajetória de mulheres que decidiram inovar profissionalmente e abrir seus próprios negócios.
“Empreender para incluir: maternidade atípica e empreendedorismo lado a lado” foi o nome da matéria inscrita pela jornalista Mayara Abreu e que conquistou a primeira colocação. A jornalista, que já havia levado o prêmio na edição de 2024 com uma reportagem sobre festivais temáticos do Vale do Araguaia, conta que pensava em algo diferente para essa edição. “Foi quando eu descobri a história da Marta. Depois a Luciane Marquezine, que é a nossa produtora na rádio, também começou a procurar outras pessoas que tivessem uma história semelhante e chegamos na Thamara. Aí eu falei: esse é o tema!”, relembrou Mayara.
A jornalista conta que uniu dois assuntos, empreendedorismo e maternidade, para contar a história de duas mães de crianças atípicas que resolveram abrir um negócio próprio para conseguir ficar mais próximas de seus filhos. Mayara e Luciane trabalharam juntas no desenvolvimento da ideia e Felipe Barbosa finalizou com a edição do material. Além de mostrar a trajetória de sucesso das personagens em busca de uma melhor qualidade de vida para seus filhos, a reportagem abordou um tema importante, lavando aos ouvintes da rádio o conhecimento sobre um programa de crédito que estimula ações de inclusão produtiva econômica e que pode auxiliar outras mães, como as da reportagem.
“A proposta da matéria era ouvir mesmo com a alma e contar as histórias dessas mulheres que precisam se dividir entre as funções de mães e empreendedoras, e falar sobre as dificuldades e como que elas se reinventaram. Eu também queria abordar um tema atual e levar uma informação para outras mães que às vezes não sabem que têm esse direito ao crédito facilitado”, explicou Mayara. Sobre o resultado, ela declarou que: “eu chorei na hora do anúncio, foi muito bom. Eu acho que mais que feliz, eu fiquei orgulhosa. Orgulhosa do trabalho que nós três produzimos”.
E o pódio da premiação teve dobradinha da Unitins, o segundo lugar na categoria ficou com a reportagem “Da paixão pela culinária japonesa a um delivery de sucesso”, produzida pela publicitária Marqueane Pereira. A matéria contou a história de uma tocantinense que conquistou seu espaço no mercado culinário, superou desafios e inaugurou um negócio rentável de delivery de sushi na capital.
Marqueane conta que a produção da matéria precisou ser rápida, mas com a ajuda da equipe de trabalho, conseguiu finalizar a tempo e com a qualidade necessária para inscrever na premiação. “Quando fiquei sabendo do Prêmio, faltava uma semana para finalizarem as inscrições. Então foi tudo muito rápido. Eu fui logo ver os temas que poderiam ser abordados e já pensei na personagem ideal", recorda. A publicitária relata que desenvolveu a ideia e contou com a parceria da jornalista Thatiane Almeida Cunha, que fez a locução da reportagem.
Foi a primeira vez que Marqueane inscreveu no Prêmio, mas a experiência das colegas da rádio foi importante para a conquista. “Já tinha acompanhado algumas vezes a elaboração de matérias da Mayara e da Mara em outras produções e elas me deram muitas dicas. Também tive muito apoio da equipe da rádio, sempre torcemos uns pelos outros e nos ajudamos muito”, ressaltou.
Apesar de não ter participado da cerimônia de premiação, a publicitária recebeu o resultado em tempo real. “Só podia ir um representante por equipe, então foi a Thatiane, que gravou a reportagem. Mas a gente estava se comunicando e a Mayara também estava repassando ao vivo. Na hora que anunciou o segundo lugar, a Mayara informou. Aí foi só felicidade, principalmente por ser a primeira vez e já ficar em segundo lugar!”.
Questionada se pretende participar novamente em edições futuras, Marqueane revelou: “Com certeza! E fazer outros concursos que aparecerem também”.
Fonte: Dicom Unitins
Mín. 22° Máx. 30°