
Foto: Divulgação
Na madrugada desta terça-feira (14), 27 municípios do Tocantins foram afetados pelo apagão que atingiu também outros 13 estados brasileiros.
De acordo com informações da Energisa Tocantins, um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção do fornecimento de energia, que durou cerca de quatro minutos.
Entre os municípios atingidos estão Aliança, Dueré, Crixás, Cariri, Peixe, São Valério, Alvorada, Talismã, Araguaçu, Jaú, Arraias, Novo Alegre, Combinado, Aurora do Tocantins, Lavandeira, Itaguatins, São Miguel, Sítio Novo, Axixá do Tocantins, Augustinópolis, Praia Norte, Sampaio, Carrasco Bonito, Buriti, São Sebastião, Esperantina e Araguatins.
Segundo a concessionária, a interrupção foi uma medida de segurança, executada por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), e o fornecimento foi totalmente restabelecido após poucos minutos.
O governo federal informou que o apagão foi causado por um incêndio em um reator da subestação de Bateias, no Paraná, o que desligou toda a estrutura de 500 kV e interrompeu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste do país.
O ONS confirmou que a falha provocou a perda de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Após identificar o problema, o ONS iniciou uma ação conjunta com as companhias de energia para restabelecer o sistema.
O fornecimento começou a ser normalizado logo nos primeiros minutos e, segundo o órgão, em até 1h30 todas as regiões, exceto o Sul, já estavam com a energia restabelecida. No Sul, a normalização completa ocorreu por volta das 2h30.
Uma reunião técnica entre os agentes do setor elétrico deve ocorrer ainda hoje para discutir o incidente e dar início ao Relatório de Análise da Perturbação (RAP), previsto para ser divulgado até sexta-feira (17).
Mín. 22° Máx. 30°