
As unidades da Afya no Tocantins registraram um número expressivo de egressos aprovados em programas de residência médica a partir do resultado do Exame Nacional de Residência (Enare). Até o momento, foram 29 classificados, sendo 16 formados pela unidade de Afya Palmas e 13 oriundos da Afya Porto Nacional. A expectativa é de que novos resultados positivos sejam divulgados nos próximos dias.
Os médicos irão cursar especialidades em hospitais do Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Maranhão, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. “O resultado da seleção em residência médica reflete a consistência do nosso projeto pedagógico e uma formação sólida, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais e às exigências dos processos seletivos nacionais. As aprovações são consequência de um trabalho construído ao longo de toda a graduação, que desenvolve não apenas conhecimento teórico, mas também raciocínio clínico, tomada de decisão e maturidade profissional”, afirma professora Dra. Bárbara Caldeira, coordenadora acadêmica de Afya Palmas.
Essa vivência prática desde os primeiros anos é destacada também pelos próprios egressos. Lucas Scherr, formado no fim de 2024, conta que o interesse pela terapia intensiva surgiu ainda durante o internato. “Tive meu primeiro contato com a UTI na faculdade, incentivado por um professor. Fui convidado pelo doutor Wellington Luiz, que coordenava o internato, a atuar nesse ambiente, e ali percebi que era a área certa para mim. Costumo dizer que foi a especialidade que me escolheu. A minha classificação é consequência direta das experiências e dos aprendizados que tive ao longo da graduação”, relata.
O ingresso na residência abre novas perspectivas profissionais para o médico, que também atua como oficial da Marinha. “Esse passo amplia minhas possibilidades de atuação e crescimento. Para mim, o título representa estar preparado para exercer a especialidade com responsabilidade e segurança”, completa.
“O resultado evidencia uma formação consistente, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais e às exigências dos processos seletivos nacionais. A aprovação em programas concorridos confirma que nossos egressos dominam fundamentos clínicos, raciocínio diagnóstico, tomada de decisão e leitura crítica — competências centrais para a residência médica”, afirma Dr. Célio Pedreira, coordenador do curso de Medicina da Afya Porto Nacional.
O coordenador ressalta que a preparação acadêmica é construída ao longo de toda a graduação, com atenção também à dimensão emocional do estudante. “A Afya investe em metodologias ativas, prática clínica supervisionada desde os primeiros períodos, avaliação formativa contínua, acompanhamento pedagógico próximo e centros de simulação. Paralelamente, há cuidado com a dimensão emocional, com escuta, orientação acadêmica e estímulo à autonomia, preparando o estudante para lidar com pressão, frustração e escolhas profissionais”, completa.
Metodologia
Maior ecossistema de educação médica do país, a instituição mantém 16 unidades na região amazônica, sendo quatro no Tocantins — Araguaína, Porto Nacional e Palmas (Graduação e pós-graduação). A rede forma médicos desde 1999 e já soma mais de 24 mil profissionais no país.
A qualidade acadêmica e a adoção de metodologias ativas, que incluem prática precoce, inserção nos cenários do SUS e acompanhamento contínuo do estudante, asseguram resultados cada vez mais positivos e reforçam o papel das unidades Afya Palmas, Afya Porto Nacional e Afya Unitpac na formação de médicos competentes, humanizados e preparados para atuar em diferentes realidades do sistema de saúde nacional.
A partir de 2026, todos os acadêmicos de Medicina da Afya terão acesso gratuito ao Afya Whitebook, solução de inteligência artificial de suporte à atuação clínica utilizada por 80% dos médicos recém-formados, ao Afya Play, plataforma multiconteúdo de apoio aos estudos, e ao Afya Ciência de Dados e Saúde Digital, curso tecnólogo EAD que possibilita ao estudante a opção de dupla graduação, ampliando sua competitividade ao se formar. Além disso, os alunos contam com descontos em cursos de pós-graduação, aprimoramento e atualização da Afya Educação Médica.
Mín. 20° Máx. 28°