
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (2ª DEAM - Palmas), deflagrou nesta sexta-feira, 20, a Operação Escudo Lilás, ação voltada ao enfrentamento e combate à violência doméstica na Capital. A operação segue até quinta-feira, dia 26, e está sendo realizada em bairros e setores da região sul de Palmas.
A Operação Escudo Lilás integra um conjunto de ações permanentes de enfrentamento à violência doméstica, com foco na responsabilização dos autores, na retirada de armas de fogo de circulação e na proteção das vítimas na região sul da Capital.
Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Em uma das diligências, cujo objetivo era a apreensão de material audiovisual, foi localizado e apreendido um HD contendo arquivos de vídeo, que será encaminhado para análise pericial.
Também foram cumpridos dois mandados com foco na apreensão de armas de fogo, resultando na apreensão de um revólver calibre .38, com cinco munições intactas, que estava na posse de um homem de 63 anos. Ele foi preso em flagrante e conduzido até a sede da Delegacia da Mulher, onde, após pagamento de fiança arbitrada pela autoridade policial, passou a responder ao processo em liberdade.
Em continuidade às ações, os policiais civis cumpriram outro mandado de busca e apreensão em uma residência, em desfavor de um indivíduo de 64 anos, também investigado por violência doméstica. No local, foi apreendida uma espingarda calibre .22, equipada com silenciador, além de 15 munições não deflagradas do mesmo calibre.
Diante dos fatos, o homem foi preso e conduzido até a Delegacia da Mulher, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Após os procedimentos legais cabíveis, ele foi encaminhado à Unidade Penal de Palmas, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
Mín. 23° Máx. 31°