
Palmas recebe, no dia 7 de março, a 1ª Etapa Estadual de Tênis de Mesa do Tocantins 2026. A competição, que abre o calendário oficial da modalidade, será realizada pela Federação Tocantinense de Tênis de Mesa (FTTM) e ocorrerá no Sindicato dos Policiais Civis (SINPOL), localizado na 1002 Sul, Avenida Siqueira Campos (antiga Teotônio Segurado).
Com expectativa de cerca de 60 competidores presentes nesta etapa, o presidente da federação tocantinense, Raphael Azevedo, comenta quais tipos de concorrentes podem estar presentes. “Para participar são atletas federados, ou seja, eles têm que estar vinculados a um clube e a confederação brasileira de tênis de mesa, então eles participam da categoria federados e a gente também faz uma categoria aberto, não federados, para atletas iniciantes, então acaba que atende ambos”, explica.
As inscrições estão abertas até o dia 27 de fevereiro, sem nenhum limite no número de vagas. E para se inscrever no torneio, basta entrar em contato pelo número: (63) 98403-7582
O torneio, além de representar a abertura da temporada do tênis de mesa no estado, servirá como um termômetro para avaliar o desempenho dos atletas, a receptividade do público e a competitividade das categorias, além de atrair novos participantes. Já que, ainda de acordo com Raphael, o esporte vem crescendo de maneira positiva no Tocantins, tanto em número de participantes, quanto em nível técnico.
“No final do ano tivemos excelentes resultados a nível nacional, com medalhas, quatro pódios do campeonato brasileiro, que é a maior e mais difícil competição da América do Sul, e com isso é a mais difícil do Brasil, então tem aumentado muito esse nível técnico que a gente procura”, finaliza o presidente da FTTM.
O evento será aberto ao público e iniciará a partir das 7h30 da manhã.
Como funciona esta 1ª etapa
O estadual vai ser dividido por faixas etárias, abrangendo desde as categorias de base (Sub-11 ao Sub-21) até os veteranos (Masters 30, 40 e 50+). Após isso, o torneio entra na competição de nível técnico (chamado de “Absoluto”) que vai de acordo com o ranking nacional.
Fazendo um paralelo com o futebol, é como a primeira, segunda e terceira divisão do campeonato brasileiro. Mas no tênis de mesa é chamado de: Absoluto A, B, C, D, E, F, G.
Mín. 21° Máx. 33°