21°C 36°C
Palmas, TO
Publicidade

Onze governadores deixam cargos e outros mantêm mandato até 2026

Regra eleitoral redefine estratégias para outubro; Wanderlei Barbosa está entre os que optaram por permanecer no cargo.

09/04/2026 às 15h56
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O prazo de desincompatibilização, exigido pela legislação eleitoral para quem pretende disputar cargos nas eleições de outubro, provocou uma reconfiguração no comando dos estados brasileiros. Ao todo, 11 governadores deixaram seus cargos para concorrer a outras funções públicas.

A regra vale para chefes do Executivo — como governadores, prefeitos e ministros — que precisam se afastar dentro do prazo legal caso desejem disputar cargos diferentes do atual.

Entre os nomes que deixaram os governos estaduais estão lideranças que devem disputar vagas no Senado, como Gladson Cameli, Wilson Lima, Ibaneis Rocha, Renato Casagrande, Mauro Mendes, Helder Barbalho, João Azevêdo e Antonio Denarium.

No cenário presidencial, Ronaldo Caiado já confirmou pré-candidatura, enquanto Romeu Zema deixou o cargo e é apontado como possível postulante ao Palácio do Planalto.

Já o ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também renunciou para disputar o Senado, mas enfrenta entraves judiciais após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível até 2030, o que pode levá-lo a concorrer sob análise judicial.

Por outro lado, sete governadores optaram por não deixar os cargos e devem concluir seus mandatos. Entre eles está Wanderlei Barbosa, além de nomes como Paulo Dantas, Carlos Brandão, Ratinho Junior, Fátima Bezerra, Eduardo Leite e Marcos Rocha.

A decisão, em muitos casos, está ligada ao fato de já estarem no segundo mandato consecutivo, o que impede nova reeleição para o mesmo cargo.

Outros nove governadores permanecem nos cargos porque vão disputar a reeleição, o que não exige afastamento, conforme a legislação. Entre eles estão Tarcísio de Freitas, Jerônimo Rodrigues e Raquel Lyra.

A desincompatibilização é considerada um dos marcos mais importantes do calendário eleitoral, pois redefine o comando dos estados e antecipa o movimento dos principais nomes na disputa.

O cenário evidencia estratégias distintas: enquanto parte dos governadores aposta em voos maiores, outros optam por estabilidade administrativa ou buscam a continuidade no poder por meio da reeleição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Palmas, TO
35°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

33° Sensação
1.34km/h Vento
17% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h29 Nascer do sol
18h01 Pôr do sol
Qua 36° 21°
Qui 36° 22°
Sex 36° 21°
Sáb 34° 24°
Dom 35° 27°
Atualizado às 16h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,84%
Euro
R$ 5,90 +0,41%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,871,36 -2,85%
Ibovespa
171,482,73 pts 0.65%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade