
Dois homens suspeitos de envolvimento em uma série de furtos qualificados foram presos em flagrante nesta quinta-feira (4), durante operação da Polícia Civil em Gurupi (TO) Foto:- Foto: Divulgação PCTO/Governo do Tocantins
Dois homens suspeitos de envolvimento em uma série de furtos qualificados foram presos em flagrante nesta quinta-feira (4), durante operação da Polícia Civil em Gurupi (TO). A ação conjunta da 86ª Delegacia de Polícia Civil de Gurupi, com apoio da 8ª DEIC (Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado) e da 84ª DP de Formoso do Araguaia, ocorreu horas depois de dois mercados serem invadidos na cidade durante a madrugada.
De acordo com o delegado regional Joadelson Rodrigues Albuquerque, os crimes seguiram o mesmo padrão de outras ocorrências recentes em diferentes cidades do Estado: arrombamento de portas, subtração de mercadorias e fuga rápida. Com base nesse modus operandi, os agentes passaram a investigar os autores e chegaram até um imóvel em Gurupi, onde os dois suspeitos estavam escondidos.
Os homens foram identificados pelas iniciais B.K.N.S., de 27 anos, e G.F.M., de 24 anos. Durante a abordagem, os policiais encontraram no local balança de precisão, munições de calibres 9mm e 22, roupas possivelmente furtadas, além de celulares e um veículo alugado que teria sido usado nas ações criminosas.
Ainda segundo a polícia, os dois homens tentaram resistir à prisão. Um deles chegou a destruir seu próprio celular ao ser confrontado. Foi necessário o uso progressivo da força para contê-los.
Na 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Gurupi, a dupla foi autuada por furto qualificado, posse irregular de munição de uso permitido e proibido, supressão de documento particular e resistência à prisão.
As investigações começaram há cerca de duas semanas, após o furto de R$ 12 mil de uma empresa de leilões em Gurupi. As características dos autores coincidiram com os suspeitos presos nesta quinta. Com o avanço das apurações, a polícia acredita que os dois fazem parte de uma organização criminosa que atua em diversas cidades, incluindo Gurupi, Formoso do Araguaia e Araguaína.
“Eles alugavam um carro, escolhiam os alvos e praticavam os furtos durante a madrugada, sempre do mesmo jeito”, afirmou o delegado.
A dupla foi encaminhada à Unidade Prisional de Gurupi, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar possíveis comparsas e dimensionar a extensão dos crimes praticados.
Mín. 20° Máx. 31°