O bloqueio dos números ocorre em até 30 dias após o cadastro no site. — Foto: Internet
A plataforma “Não Me Perturbe”, criada para bloquear ligações de telemarketing de operadoras e empresas de crédito consignado, ultrapassou a marca de 13 milhões de números cadastrados no primeiro semestre de 2025. O serviço, que entrou no ar em julho de 2019, foi desenvolvido para dar aos consumidores mais controle sobre as chamadas indesejadas.
A principal novidade é que, a partir de agora, todas as prestadoras de telecomunicações do país serão obrigadas a aderir à plataforma, conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As empresas têm um prazo de 60 dias para se adequar à medida e passar a respeitar a lista de números bloqueados.
Segundo Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital — entidade que representa as principais operadoras do setor —, a inclusão de mais empresas deve aumentar a efetividade da ferramenta. “A entrada de mais empresas na plataforma vai tornar a Não Me Perturbe ainda mais eficiente”, destacou.
Para bloquear chamadas, o consumidor deve cadastrar seus números de telefone fixo ou celular diretamente no site naomeperturbe.com.br, no aplicativo oficial ou presencialmente em Procons de todo o país. O bloqueio passa a valer em até 30 dias após o registro.
No entanto, vale lembrar que o sistema cobre apenas ligações feitas por operadoras de telecomunicações (como Vivo, Claro, TIM, Oi, Algar, entre outras) e empresas de crédito consignado. Outros setores, como planos de saúde ou serviços diversos, não estão incluídos na restrição.
Atualmente, a plataforma é mantida pelas empresas associadas ao Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) e conta com a participação de grandes operadoras, além da Sky, Nio e instituições financeiras voltadas ao crédito consignado.
Com a nova obrigatoriedade imposta pela Anatel, a expectativa é que o número de cadastros continue crescendo, refletindo a busca dos consumidores por menos interrupções no dia a dia e mais respeito à privacidade.
Mín. 20° Máx. 31°