
Os focos ocorreram em pontos distintos: um na zona urbana e outro na zona rural, com poucas horas de diferença entre eles./ Foto: Ascom PMTO
A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (8), um homem suspeito de provocar dois incêndios criminosos em sequência na cidade de Dianópolis, sudeste do estado. Os focos ocorreram em pontos distintos: um na zona urbana e outro na zona rural, com poucas horas de diferença entre eles.
O primeiro chamado à PM foi registrado por volta das 11h40, no Setor Industrial da cidade. Moradores relataram que o suspeito teria sido visto ateando fogo em um lote baldio, e que as chamas se alastraram rapidamente, atingindo terrenos vizinhos, danificando veículos e peças armazenadas nos locais. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter o fogo. O autor, no entanto, fugiu antes da chegada da polícia.

Poucas horas depois, às 15h, a PM recebeu novo chamado, dessa vez informando sobre um incêndio em uma fazenda na zona rural do município. Ao chegar ao local, os policiais encontraram os bombeiros já atuando no combate às chamas e com um homem detido, cuja descrição batia com a do autor do primeiro incêndio.
O suspeito foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia de Dianópolis, onde responderá por crime ambiental e danos ao patrimônio, entre outras possíveis infrações.
Casos de incêndios criminosos têm preocupado autoridades, principalmente durante os períodos de seca no Tocantins, quando o risco de propagação das chamas é maior. A PM reforça que a população deve denunciar qualquer comportamento suspeito pelo telefone 190, e lembra que provocar incêndios, mesmo em terrenos baldios, é crime e pode causar grandes prejuízos ao meio ambiente e à comunidade.
O nome do suspeito não foi divulgado. As investigações seguem para apurar a motivação dos atos.
Mín. 20° Máx. 31°