
Consumidores do Tocantins já podem participar de um projeto piloto que testa uma nova forma de pagamento da conta de energia elétrica: o modelo pré-pago. A iniciativa permite que o cliente compre créditos conforme a necessidade e acompanhe o consumo em tempo real.
O sistema funciona de maneira semelhante a serviços como telefonia móvel, dando mais autonomia ao consumidor, que pode decidir quando e quanto recarregar, sem a obrigação de pagar uma fatura mensal única.
A adesão é gratuita e está disponível para consumidores residenciais até o mês de maio, por meio do aplicativo Energisa On ou pela agência digital da Energisa.
De acordo com o diretor da empresa, Rodrigo Santana, o modelo oferece mais flexibilidade, permitindo que o consumidor distribua os gastos ao longo do mês, o que pode beneficiar especialmente trabalhadores autônomos.
Para participar, é necessário atender alguns critérios, como não estar incluído na Tarifa Social, não possuir cobranças adicionais na fatura e não utilizar sistemas de geração distribuída, como energia solar. O cliente também pode retornar ao modelo convencional a qualquer momento.
O plano prevê recargas a partir de R$ 30, com possibilidade de acompanhamento do saldo e envio de alertas antes do fim dos créditos, além de opção de crédito emergencial para evitar a interrupção do serviço.
A iniciativa integra o Sandbox Tarifário da Agência Nacional de Energia Elétrica, que busca testar novas formas de cobrança no setor. O modelo também está sendo avaliado em outros estados, como São Paulo e Paraíba.
Mín. 21° Máx. 36°


