
Foto: assessoria
A porta-voz do Coletivo SOMOS, Thamires Lima, participou nesta quinta-feira (25), em Brasília, do 1º Encontro Nacional da Bancada do Clima. O evento reuniu parlamentares de diferentes estados e partidos, além de representantes da sociedade civil, para discutir prioridades de adaptação climática, com ênfase em ações voltadas ao ambiente escolar.
Durante o encontro, foi debatida a construção de um Projeto de Lei (PL) para adaptação climática nas escolas, que deverá contemplar medidas como:
Única representante do Tocantins, Thamires destacou a relevância da iniciativa para cidades como Palmas.
“Este encontro é muito importante para Palmas e para todo o Tocantins, porque nos permite pensar coletivamente em soluções para a realidade climática das nossas regiões. Palmas, sendo uma cidade extremamente quente, ganha com esse apoio e com a construção conjunta de políticas públicas que podem impactar todo o Brasil”, afirmou.
A porta-voz também reforçou o compromisso com a agenda de justiça climática:
“Quero fortalecer essa causa junto aos demais parlamentares do país para combater as desigualdades que afetam, sobretudo, a população mais pobre e vulnerável”, completou.
Atualmente formada por 57 parlamentares das esferas federal, estadual e municipal, além de lideranças da sociedade civil, a Bancada do Clima atua de maneira suprapartidária para propor políticas públicas que aumentem a resiliência das cidades. Entre os nomes de destaque estão Aava Santiago (PSDB/GO), Duda Salabert (PDT/MG), Marina Bragante (REDE/SP) e Marina Helou (REDE/SP).
A proposta do PL deverá ser protocolada em diferentes municípios do país, com o objetivo de promover escolas mais seguras, sustentáveis e preparadas para os desafios climáticos.
Mín. 22° Máx. 30°