21°C 36°C
Palmas, TO
Publicidade

Termina hoje o prazo para redistribuição de servidores das UPAs em Palmas

Com 474 vagas abertas, medida ocorre após mudança na gestão das unidades e prevê realocação de profissionais na rede municipal.

30/03/2026 às 09h23 Atualizada em 30/03/2026 às 11h14
Por: Sirleyva Braz
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para que servidores efetivos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Palmas realizem a inscrição no processo de redistribuição obrigatória. Ao todo, estão disponíveis 474 vagas em diferentes unidades da rede municipal de saúde.

A mudança ocorre após a Prefeitura firmar um contrato com uma entidade filantrópica, que passará a administrar os serviços nas UPAs. O acordo, no valor aproximado de R$ 139 milhões, foi oficializado por meio de publicação no Diário Oficial do Município no último dia 24 de março.

De acordo com o edital, a redistribuição não altera o vínculo empregatício, o cargo ou o regime jurídico dos servidores. Durante a inscrição, os profissionais podem indicar até três opções de unidades para atuação. A seleção levará em consideração critérios como tempo de serviço, idade e a proximidade entre a residência e o local de trabalho.

Com a nova configuração, os servidores efetivos deixarão de atuar diretamente nas UPAs e serão realocados, principalmente, em serviços da Atenção Primária à Saúde. A expectativa da gestão municipal é que a reorganização contribua para ampliar o atendimento nas unidades básicas, algumas das quais poderão funcionar até meia-noite.

A medida também foi acompanhada pela Defensoria Pública do Tocantins, que solicitou informações sobre o novo modelo de gestão e o plano de redistribuição, com foco na continuidade dos serviços prestados à população.

As vagas disponíveis contemplam diversas áreas, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, farmacêuticos, assistentes sociais e profissionais administrativos.

O resultado final do processo está previsto para ser divulgado no dia 7 de abril. Após a homologação, os servidores deverão se apresentar à Secretaria Municipal de Saúde entre os dias 8 e 10. O início das atividades nas novas unidades está marcado para o dia 13.

Já os profissionais contratados de forma temporária não participam da redistribuição. Para esses casos, a entidade responsável pela nova gestão abriu um processo seletivo próprio para formação das equipes que irão atuar nas UPAs.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa faz parte de uma estratégia para reorganizar a rede pública e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde no município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Palmas, TO
31°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

29° Sensação
2.27km/h Vento
22% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h30 Nascer do sol
18h01 Pôr do sol
Qui 36° 22°
Sex 36° 21°
Sáb 35° 23°
Dom 36° 25°
Seg 35° 24°
Atualizado às 10h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,45%
Euro
R$ 5,90 +0,11%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 337,428,10 -2,04%
Ibovespa
170,584,63 pts -0.39%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade