
A Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins realizou, nesta quarta-feira (1º), a formatura de 15 custodiados da Unidade Penal Regional de Palmas no curso de Gestão e Empreendedorismo.
A capacitação, com carga horária de 50 horas, integra o projeto “Capacita em Rede” e é fruto de parceria entre a Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso (Gaespe), o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais e a Cáritas Arquidiocesana de Palmas.
Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos voltados à administração, planejamento de negócios e comportamento empreendedor, com foco na autonomia financeira e na preparação para o retorno ao convívio social.
Segundo o secretário da Seciju, Hélio Marques, a qualificação profissional é fundamental para ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho. Ele destacou que, além do conhecimento técnico, é necessário desenvolver habilidades de gestão para enfrentar a competitividade.
De acordo com o gerente da Gaespe, Dilson Junior, o projeto já alcançou outras unidades no estado, como Araguaína, Colinas do Tocantins e Porto Nacional. Um dos destaques da turma em Palmas foi a ausência de evasão durante o curso.
Além da qualificação, os participantes também têm direito à remição de pena por meio do estudo, conforme prevê a legislação.
Representando os formandos, um dos custodiados destacou o impacto da iniciativa, afirmando que o conhecimento adquirido representa uma oportunidade de recomeço e transformação de vida.
Mín. 21° Máx. 36°


