
Em Palmas, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) que possuem sala de vacinação/ Foto: Lia Mara
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) está reforçando a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. A campanha, promovida pelo Ministério da Saúde, foi prorrogada até dezembro de 2025, ampliando o prazo para que mais jovens se imunizem.
De acordo com a enfermeira Juliana Souza, a vacina normalmente é aplicada em dose única para adolescentes de 9 a 14 anos, mas, com a extensão da campanha, jovens fora dessa faixa etária ganharam uma nova oportunidade de se proteger.
“A vacinação contra o HPV é fundamental, pois previne infecções que podem evoluir para diferentes tipos de câncer, como o de colo do útero, além de verrugas genitais”, destacou.
Em Palmas, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) que possuem sala de vacinação. Para receber a dose, basta apresentar documento de identidade e cartão de vacina.
A versão utilizada, a HPV4, protege contra os principais tipos do vírus, considerados os de maior risco para a saúde.
Mín. 20° Máx. 31°