Foto: Reprodução/Instagram Elias Júnior
Mais um caminhão que caiu durante o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Tocantins e o Maranhão, foi retirado do Rio Tocantins nesta segunda-feira (13). O cavalo mecânico Volvo/FH 500 foi içado da água com o auxílio de guindastes posicionados na margem do rio.
A ponte, que ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) pela BR-226, desabou no dia 24 de dezembro de 2024, provocando uma das maiores tragédias da região: 14 pessoas morreram, três seguem desaparecidas e uma ficou ferida. Carretas, caminhonetes e carros de passeio caíram junto com os escombros do vão central.
A operação para remoção do caminhão começou na última quinta-feira (9). Com o auxílio de balões de reflutuação com capacidade de até cinco toneladas e o trabalho de mergulhadores, o veículo foi trazido à superfície. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o caminhão foi então rebocado até a margem do rio, onde passou por nova etapa de içamento.
O DNIT informou ainda que a carreta do mesmo caminhão também foi retirada do rio no final da tarde desta segunda-feira, cumprindo o planejamento previsto. Após a remoção, os veículos são entregues à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para os procedimentos legais.
Três bombonas de defensivos agrícolas transportadas no momento do colapso já foram localizadas e retiradas do local.
A operação contou com uma equipe técnica de dez mergulhadores, além de equipamentos especializados, como geradores, compressores, guindastes, lanchas, balsas e escavadeiras. Todo o processo é acompanhado por técnicos de segurança e órgãos ambientais.
O vão central da ponte desabou por volta das 14h50 do dia 22 de dezembro de 2024. Na ocasião, duas caminhonetes, um carro, três motos e quatro caminhões passavam pela estrutura. Três desses caminhões transportavam ácido sulfúrico e agrotóxicos, o que aumentou o risco ambiental.
O momento do colapso foi registrado em vídeo pelo vereador Elias Júnior (Republicanos). O que restou da estrutura foi demolido em 2 de fevereiro de 2025, e as obras da nova ponte começaram logo em seguida.
A previsão é que a nova ponte seja entregue ainda em 2025.
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