
Durante quatro dias, a expedição apresentará para produtores e técnicos o potencial da fruticultura tocantinense em cinco propriedades rurais do estado/Foto: imagens internet
Produtores rurais, técnicos e empreendedores do setor agropecuário já podem se inscrever para participar da 2ª edição da Rota da Fruticultura, que será realizada entre os dias 15 e 18 de setembro em diversas regiões do Tocantins. O evento, promovido pelo Governo do Estado, percorrerá cinco municípios com o objetivo de apresentar o potencial da fruticultura tocantinense e incentivar o uso de novas tecnologias no campo.
Com um percurso de 1.350 quilômetros, a expedição passará por propriedades rurais nos municípios de Rio dos Bois, Dianópolis, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional e Pugmil. Os participantes poderão conhecer de perto práticas aplicadas ao cultivo de frutas como abacaxi, banana, coco, manga, melancia, maracujá e pitaya, além de trocar experiências com produtores e especialistas da área.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), com apoio de parceiros públicos e privados. Para o gerente de Agricultura da Seagro, Francisco Alves Lima, a Rota da Fruticultura é uma oportunidade de fortalecer a agricultura familiar e empresarial, além de estimular a geração de renda no campo.
“O evento busca reunir diferentes atores do setor, valorizando a diversidade da produção de frutas no Tocantins e promovendo o crescimento sustentável da atividade frutícola”, destacou.
Segundo dados do IBGE referentes a 2023, o Tocantins se destaca nacionalmente na produção de diversas frutas. No último ano, o estado colheu cerca de 108,7 mil toneladas de abacaxi, 83,8 mil toneladas de melancia, 35,6 mil toneladas de banana e 1,5 mil tonelada de maracujá, demonstrando o peso da fruticultura na economia rural.
As inscrições para a Rota da Fruticultura 2025 já estão abertas e podem ser feitas de forma online. O evento é gratuito e voltado a produtores rurais, técnicos agrícolas, estudantes, empresários do setor e interessados no agronegócio.
Mais informações e o link para inscrição estão disponíveis nos canais oficiais da Seagro e do Governo do Tocantins.
Mín. 20° Máx. 31°